sábado, 13 de dezembro de 2008

UNE atende pedido do presidente Lula e leva extensão da Caravana da Saúde com 30 estudantes para ajudar no recebimento, organização e distribuição de

12 de dezembro de 2008
Caravana da UNE em SC: voluntários trabalham a todo vapor

UNE atende pedido do presidente Lula e leva extensão da Caravana da Saúde com 30 estudantes para ajudar no recebimento, organização e distribuição de donativos

A equipe de estudantes-voluntários acompanhada pela presidente da UNE, Lúcia Stumpf deu início aos trabalhos na manhã desta sexta-feira (12) no Centro de Eventos - Parque da Marejada, em Itajaí, no Litoral Norte do Estado, cidade mais atingida pelas fortes chuvas.

"Fomos recebidos pelo prefeito que agradeceu nossa iniciativa em colaborar. A UCE conviveu com situações de desastre natural ao longo de sua história e sempre se posicionou na linha de frente para ajudar. Por aqui, diversos jovens se mobilizaram desde o primeiro momento, mostrando que podemos contribuir muito para a reconstrução da cidade", relatou Clarissa Peixoto, presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE). "Somos 35 voluntários, com idade entre 20 a 27 anos, unidos em uma força tarefa por Santa Catarina", completou.

A iniciativa é uma extensão da Caravana da Saúde da UNE. O grupo de 30 estudantes é composto por 15 alunos de Enfermagem, da Universidade Católica de Goiás (UCG) e 10 acadêmicos do curso de Medicina, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Um deles, o presidente do Centro Acadêmico de Medicina e aluno do segundo ano da UFMT, Diogo de Carvalho, conversou com a reportagem do EstudanteNet, que teve certa dificuldade em entrevistar os voluntários devido ao ritmo intenso dos trabalhos. "Está sendo uma experiência fantástica e também não deixa de ser, para nós, um estágio. Vamos começar a atuar nos postos de saúde no atendimento clínico e atuar mais no controle, monitoramento e triagem de pacientes", relatou, ansioso para começar os trabalhos.

O grupo tem também um coordenador, o professor de clínica médica de enfermagem da Universidade Católica de Goiás e responsável técnico pela Liga Acadêmica de Emergência Clínica e Traumática de Enfermagem da UCG, Silvio José de Queiroz.

"Acabamos de descarregar dois caminhões. Fomos dormir ontem depois das 22h e hoje às 7h todos estávamos de pé e bem dispostos para os trabalhos. Ficaremos nesse ritmo até quando tivermos função por aqui durante o período de uma semana que passaremos em Itajaí".

A equipe, acompanhada pela presidente da entidade, Lúcia Stumpf, ficará uma semana ajudando prestando serviço no recebimento e distribuição de donativos e na limpeza da cidade de Itajaí, a mais atingida pelas enchentes e desabamentos.

"Com essa atitude retomamos uma tradição humanitária sempre tão presente na história do movimento estudantil. A UNE não poderia se abster de participar dessa força tarefa", avalia Lúcia.

A iniciativa atende a um pedido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de encerramento da Caravana da UNE: Saúde, Educação e Cultura, no dia 27 de novembro, em Brasília.

Na ocasião, Lula solicitou que a expedição voltasse a Santa Catarina. "O presidente pediu que nossa Caravana pudesse ir ao Estado para atender as pessoas vítimas das chuvas. Vamos levar o mesmo espírito solidário que tivemos durante a Caravana e trabalhar muito para ajudar o povo catarinense", afirma Lúcia.

Durante os 109 dias em que a Caravana percorreu todos os Estados brasileiros, foram visitadas mais de 30 universidades, onde os estudantes promoveram ações de saúde, como testes rápidos de HIV, doação de sangue e vacinação contra rubéola. A iniciativa teve o apoio do Ministério da Saúde.


Da Redação

Nenhum comentário: